O que fazer nos primeiros dias com a criança que adotou

Ir em baixo

O que fazer nos primeiros dias com a criança que adotou

Mensagem  Admin em Dom Out 30, 2011 1:23 pm

Parabéns! Já têm o vosso filho(a) em casa! Enquanto pais e agora com uma nova família debaixo do mesmo teto, os primeiros dias serão de grande excitação e divertimento, mas também de adaptação e fundamentais para o fortalecimento dos laços entretanto criados. Saiba como navegar, com sucesso, esses primeiros dias com a criança que acabaram de adotar e tornar vossa!
Manter as rotinas existentes
Prepararam a chegada da criança que vão adotar com grande entusiasmo e carinho e agora que ela já está na vossa casa, a vida, embora completamente diferente, continua! Como já têm bastantes conhecimentos sobre a criança e assistiram de perto ao seu dia-a-dia na instituição, sugere-se que sigam a mesma rotina agora que estão casa, nomeadamente em termos de horários de deitar, levantar, banho, alimentação, brincadeira e televisão. Manter as rotinas com as quais a criança está familiarizada fará com que a transição e consequentemente adaptação à sua nova vida seja um sucesso para a criança. Se a criança já estiver em idade escolar, e se sentirem necessidade de tal, podem perfeitamente agendar alguns dias de férias para se adaptarem à vossa nova vida. Mais tarde, após o período de adaptação, poderão fazer as alterações que acharem necessárias e/ou que combinem melhor com a vossa rotina familiar.
Ficar em casa
A vossa casa é agora o novo espaço de referência para a criança adotada, por isso, não há mal nenhum em passar os primeiros dias em casa, a descobrirem-se uns aos outros, a estabelecer rotinas, a brincarem, a ler, a darem abraços e beijinhos, a criarem laços com a criança e a contribuírem para que ela se sinta bem, segura e feliz. É muito importante envolver a criança em tudo aquilo que fizerem nesses primeiros dias enquanto família. Terão muito tempo para sair e explorar o mundo juntos… não tem de ser mal tragam a criança para casa! Desfrutem destes momentos no vosso lar que, para além de ser novo para a criança, também acaba por ser novo para vocês enquanto casal que agora têm uma família!
Conhecer a família
É natural que queiram apresentar o vosso filho a toda a família e também aos amigos e certamente que estes também estarão ansiosos por conhecer a criança, porém, recomenda-se que não se realizem muitas visitas por dia e sempre com poucas pessoas de cada vez. Não querem assustar e/ou sobrepujar a criança – não se esqueçam que é tudo novo para ela e algumas crianças têm dificuldade em assimilar muita coisa ao mesmo tempo. Aconselha-se ainda que as primeiras visitas sejam realizadas na vossa casa, onde a criança se sente mais segura e à vontade nesta altura: neste momento a vossa casa é território familiar. Se não tiveram oportunidade de fazê-la aquando da preparação para a chegada da criança, será uma boa ideia mostrar fotografias dos familiares/amigos à criança antes de esta os conhecer.
Sair de casa
Chegará então o dia em que decidem sair de casa com a criança que adotaram – pode ser no segundo dia, pode ser no final de uma semana, façam-no quando sentirem preparados para isso. Como em tudo aquilo que está relacionado com uma criança que é adotada, cada caso é um caso e muita coisa dependerá sempre da sua idade. Também têm de estar preparados para explicar sempre à criança onde vão, o que vão fazer, com quem vão estar e isto porque, embora ir ao supermercado possa parecer a coisa mais natural do mundo, uma criança que sempre esteve numa instituição de acolhimento, pode nunca ter ido a um supermercado. E no que toca às crianças, muitas vezes, aquilo que não conhecem, assustam-nas. Sempre que saírem de casa, principalmente nos primeiros dias de adaptação, estejam atentos às reações da criança.
Fazer memórias
Adotar uma criança é uma experiência maravilhosa e a vossa nova família será prova disso mesmo, por isso, aproveitem os primeiros dias com o vosso filho para fazerem as vossas primeiras memórias em conjunto. Para além de viver intensamente esta fase, façam questão de registar estes primeiros dias em vídeo e/ou fotografia… para mais tarde recordar. Para reforçar o sentimento de pertença da criança, mal possam, imprimam algumas dessas fotografias e espalham-nas pela casa: na porta do frigorífico, no hall de entrada, no quarto do casal e no quarto da criança, por exemplo. Acima de tudo, sejam muito felizes!

Admin
Admin

Mensagens : 105
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 29
Localização : Aveiro

Ver perfil do usuário http://omundoenosso.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum