Como preparar a chegada da criança que vai adotar

Ir em baixo

Como preparar a chegada da criança que vai adotar

Mensagem  Admin em Dom Out 30, 2011 1:24 pm

Os dias que antecedem a adoção de uma criança são uma roda viva de emoções, realizações, planos… e afazeres! É preciso preparar, com amor, carinho e muito logística, a chegada da criança que vai adotar. Embora esta preparação possa variar conforme os casos e a idade da criança em questão, nós damos uma ajuda…
Compras, compras, compras
Uma criança precisa de muita coisa e o mais certo é não trazer nada consigo da instituição de acolhimento, por isso, vai precisar de comprar tudo e isso é sempre muita coisa. Desde roupa e calçado, passando por produtos de higiene e brinquedos, não pode faltar nada a essa criança a partir do momento em que ela entrar na sua nova casa. Depois de conhecer a criança que vai adotar, seguir-se-ão alguns dias de convívio e adaptação em que a criança permanecerá na instituição, por isso, deve aproveitar todo o tempo em que não está com a criança para poder efetuar essas compras. Imprima esta checklist para facilitar as compras e certificar-se que não se esquece de nada.
Preparar o quarto
É extremamente importante que, quando chegar à sua casa nova, a criança que vai adotar tenha o seu próprio espaço, independentemente de isso significar que vai dormir num berço no seu quarto, vai partilhar um quarto com um filho(s) que já possa ter ou vai ter um quarto só para si. Um acolhimento de sucesso também passa por receber essa criança com tudo aquilo que ela tem direito, por isso, esmere-se na preparação do seu quarto: pode ter de desmontar o escritório ou o quarto de hóspedes para o efeito, pode ter de comprar mobília toda nova ou então pedir emprestado a um familiar/amigo mas, acima de tudo, deve prepará-lo com todo o carinho possível e tendo sempre em conta, se possível, os gostos da criança que vai ser sua. É também por isso que é importante saber tudo o que puder sobre a criança que vai adotar. Se ficar a faltar alguma coisa na organização e/ou decoração do quarto, não se preocupe, desde que tenha o essencial – neste caso um espaço reservado exclusivamente à criança – essa criança sentir-se-á imediatamente especial e muito querida por vocês.
Mostrar fotografias da casa
Se puder, tire fotografias a todas as divisões que compõem a vossa casa – inclusive o quarto novo da criança, mesmo que este não esteja completamente pronto – para mostrar à criança durante as visitas que tiver com ela na instituição durante a fase de conhecimento/adaptação. Desta forma, a criança irá não só familiarizar-se com a sua nova casa e saber que tem um quarto à sua espera, mas ter a certeza que esta adoção vai acontecer e que agora tem uns pais novos que a adoram e que a querem ver feliz.
Apresentar a família
Há quem diga que quando um casal adota, tornam-se “pais instantâneos” e este é um sentimento que acontece também com os outros filhos do casal (caso tenham), com os avós, tios, primos… Como todos estarão muito ansiosos para conhecer o novo membro da família, também é importante que a criança que vai adotar conheça essa família, por quem é composta e com quem terá contacto imediato. Mais uma vez, recomenda-se que utilize a técnica das fotografias para que a criança possa familiarizar-se, em antemão, com os seus rostos e nomes.
Uma nova rotina
No meio de tudo isto, será certamente muito difícil descansar, mas enquanto casal que está prestes a iniciar um novo capítulo na vossa vida a dois ou enquanto família se já tiverem outros filhos, é importante tirarem um tempo para não só pararem, refletirem e conversarem sobre tudo aquilo que está a acontecer, mas também desfrutar de toda a experiência que será, certamente, única e inesquecível. Para além disso, será igualmente importante organizarem a vossa vida pessoal e profissional: no que toca à adoção em Portugal, por exemplo, as mulheres têm direito a uma licença por adoção (igual à licença de maternidade), no entanto, os homens não têm direito à licença de paternidade, por isso, o pai pode querer agendar férias. Organizem-se da melhor maneira possível, porque quando trouxerem para casa a criança que vão adotar, é importante que os primeiros dias sejam passados em família.

Admin
Admin

Mensagens : 105
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 28
Localização : Aveiro

Ver perfil do usuário http://omundoenosso.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum