O Mundo é nosso
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como amortizar um crédito

Ir para baixo

Como amortizar um crédito Empty Como amortizar um crédito

Mensagem  Admin Dom Out 30, 2011 10:56 am

Se têm um crédito da casa, automóvel, pessoal, entre outros, e se conseguirem diminuir a dívida ao banco/entidade financeira, o orçamento familiar pode agradecer.

Porém, há que ter em atenção o tipo de crédito pois num crédito pessoal, especialmente num crédito rápido, nem sempre existe vantagem em amortizar o crédito devido às elevadas comissões de re-embolso (no contrato inicial são fixadas as taxas aplicadas quando existir re-embolso antecipado).

Pode-se amortizar um crédito de 3 formas:
baixar o valor da prestação mensal, mantendo o mesmo prazo de pagamento;
diminuir o prazo de pagamento, mantendo o valor das prestações mensais, diminuindo o valor dos juros;
aumentar o valor das prestações, diminuindo os juros e o prazo de vida do empréstimo.
Empréstimo habitação ou crédito pessoal
Nem todos os créditos compensam uma amortização, portanto é importante ter em atenção o valor da penalização do re-embolso antecipado do empréstimo de crédito.

Amortização do crédito à habitação
Se o empréstimo for um crédito à habitação, os bancos por vezes chegam a não cobrar comissões de re-embolso, mas usualmente existe um valor definido aquando a altura do contrato. No crédito à habitação os valores máximos de comissão sobre amortizações antecipadas são entre 0,5% se o empréstimo tiver taxa variável, e 2% se o empréstimo tiver taxa fixa. Ainda neste caso, se os re-embolsos forem feitos por motivos de morte, desemprego ou deslocação profissional, não podem ser aplicadas quaisquer comissões.

Num crédito à habitação, se a amortização for parcial, devem sempre avisar o banco da intenção de amortizar o crédito pelo menos 7 dias úteis antes, e no caso de “receberem uma herança” e pretenderem liquidar o valor total do empréstimo, deverão fazer um aviso de pelo menos 10 dias úteis antes da sua amortização.

Amortização de um crédito pessoal
No caso de um crédito pessoal, já não existem limites aos custos das taxas de re-embolso. Dependendo do crédito, da instituição e do valor negociado aquando o contrato, os valores do custo do re-embolso podem ser muito elevados. Muitas das vezes a penalização é tão grande que não dá para compensar os juros que possam poupar. É importante fazerem bem as contas antes de tomarem passos destes.

Se estiverem a pensar em amortizar um crédito, devem dirigir-se ao vosso banco, ou experimentar um simulador de credito online, para saberem qual o valor que poderiam poupar. Para este valor compensar a comissão de penalização deve ser inferior ao que pouparão nos juros, senão não vale a pena.

Admin
Admin

Mensagens : 105
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 34
Localização : Aveiro

https://omundoenosso.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos