O Mundo é nosso
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

6 dicas para treinar cachorros com sucesso

Ir para baixo

6 dicas para treinar cachorros com sucesso Empty 6 dicas para treinar cachorros com sucesso

Mensagem  Admin Dom Out 30, 2011 9:21 am

Não há nada tão amoroso do que um cachorro recém-chegado… a casa ganha outra alegria e o casal tem mais uma coisa com que se entreter e divertir! Porém, nem tudo é rosas nas primeiras semanas com um cachorro que, achando que tudo é brincadeira, não leva nada a sério. Munem-se destas dicas – experimentando uma ou todas – para treinar o vosso cachorro, com sucesso, logo desde o primeiro dia.

1. Começar já
É de pequenino que se torce o pepino… não é verdade? E no que toca aos cachorros isso é fundamental porque, por exemplo, embora deixem o cachorro andar ou dormir no sofá porque “coitadinho, ele é tão pequenino e fofinho”, se este é um comportamento que não vão tolerar no futuro, nunca o devem permitir, mesmo nesta fase de cachorro. Devem sim, começar a estabelecer regras e limites a partir dos primeiros dias em vossa casa… só assim conseguirão treinar eficazmente o vosso pequeno cachorro e futuro cão adulto.

2. Paciência e disponibilidade
Treinar um cachorro com sucesso é uma receita que requer dois ingredientes principais: paciência e disponibilidade. Um cachorro presta maior atenção e responde melhor a um dono que se mantenha calmo, ao contrário de um que esteja constantemente a gritar. O mais certo é que os gritos e as sapatadas não só agitam e/ou descontrolam o cachorro, como o podem assustar – não se esqueçam que o cachorro é um bebé, está a aprender e precisa da vossa ajuda para ser bem-sucedido.

3. Elogios e recompensas
Estas duas coisas devem andar de mãos dadas no que toca a treinar um cachorro eficazmente. Sempre que a vossa pequena bola de pelo fizer algo benfeito e/ou alguma coisa que lhe pediram, devem elogiá-lo, fazer-lhe uma festinha na cabeça e oferecer-lhe uma pequena guloseima (de preferência, saudável!). Para além de responder melhor aos estímulos positivos, em detrimento dos estímulos negativos, os cachorros vão lembrar-se daquilo que acontece quando se portam bem e, por isso mesmo, vão repetir esse comportamento.

4. Trocar-lhe as voltas
Um cachorro só sabe que aquilo que está a fazer é errado quando os donos lhe chamarem a atenção, por isso, em vez de darem uma sapatada ou mandarem um grito ao cão quando o encontrarem a roer a almofada do sofá, digam “NÃO” numa voz firme, retirem a almofada e substituem-na por um dos seus brinquedos. Quando o cachorro começar a roer o seu brinquedo, elogiam-no… em breve já não terão de trocar as voltas ao vosso cão, ele vai perceber sozinho!

5. Ignorar também funciona
Os cachorros não querem muito mais para além de alimentação, brincadeira e, claro, toda a atenção do mundo por parte dos seus donos, por isso, se esta deixar de existir, eles vão prestar atenção. Se o cão fizer algo que não devia, não gritem, não ralem, não façam nada – simplesmente afastem-se e ignorem o cachorro. Ele vai rapidamente compreender que o seu comportamento não foi, nem é, aceitável.

6. Sejam consistentes
Para que qualquer uma das dicas acima mencionadas possa funcionar plenamente precisam de ser, enquanto donos de um cachorro, extremamente consistentes! Porquê? Porque se não forem consistentes, o vosso cachorro vai sentir-se confuso relativamente ao que é bom e mau, relativamente ao que é permitido e ao que não é permitido. Porque só assim é que um pequeno e ingénuo cachorro se tornará num cão inteligente e bem treinado. Não se admirem, por isso, se ao primeiro deslize da vossa parte, o pequeno cachorro aproveite para fazer asneiras ou outras coisas irritantes! Boa sorte…

Admin
Admin

Mensagens : 105
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 34
Localização : Aveiro

https://omundoenosso.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos