O Mundo é nosso
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

16 mitos relacionados com a amamentação

Ir para baixo

16 mitos relacionados com a amamentação Empty 16 mitos relacionados com a amamentação

Mensagem  Admin Dom Out 30, 2011 1:20 pm

Por vezes existem mitos acerca da amamentação que são passados através de gerações ou criados com a ignorância que o desconhecimento científico provoca. Deixamos aqui alguns desses mitos desmitificados.
Para produzir mais leite deve-se beber mais leite

Isto não é de todo verdadeiro. Qualquer tipo de alimento em quantidade suficiente é capaz de produzir leite materno. Na realidade quanto mais o bebé mamar, mais leite será produzido.
Peitos pequenos não produzem leite suficiente

Felizmente que a capacidade de amamentar não depende do tamanho dos peitos. O tamanho dos peitos apenas depende da gordura armazenada nesse local. A produção de leite só depende das glândulas que se encontram nos peitos, e que, em geral, existem em quantidade suficiente nas mulheres.
Usar água fria enquanto se está a amamentar é prejudicial

Este tipo de crença em nada é fundamentada cientificamente. A crença que o bebé pode apanhar uma constipação enquanto a mãe bebe, ou mexe em água fria não é simplesmente verdadeira.
Se não amamentar o primeiro bebé, não conseguirá amamentar o segundo

Isto é uma crença errada. Pode estar descansada, que poderá dar de mamar ao segundo bebé, mesmo que opte por não dar de mamar ao primeiro.
A produção de leite só começa passado 3 dias

Isto não é verdadeiro. A substância amarelada inicial chamada de colostro é muito importante e muito boa para o bebé, sendo suficiente para o amamentar durante os 3 primeiros dias.
É normal que a amamentação seja dolorosa

Não é verdade. Embora exista algum desconforto ou se sinta um pouco dorida durante os primeiros dias, esta situação só é comum acontecer nos primeiros dias, e nunca deve ser tão má como estes dias. Qualquer dor que dure mais de 3 ou 4 dias não deve ser ignorada, pois pode ser devido a uma infecção nos mamilos.
A mãe deve lavar os mamilos antes de cada amamentação

Não é verdade. Quando se alimenta um bebé a fórmula, aí sim deve-se lavar bem os utensílios que podem ser fontes de infecções. No caso dos mamilos, isto não é de todo necessário pois o leite materno protege o bebé contra as infecções; para além de ser um acto que pode eliminar os óleos protectores do mamilo.
Bombear o leite materno pode demonstrar a quantidade de leite que uma mãe consegue produzir

Não é verdade. A quantidade de leite que consegue ser bombeada irá depender de inúmeros factores, especialmente do nível de stress da mãe. Um bebé que mame bem poderá conseguir mamar muito mais leite que uma bomba consiga extrair.
Amamentar é muito cansativo

Mentira. Se pensarmos que amamentar pode ser feito em qualquer lugar, sem ter de se usar um monte de acessórios nem de preparar nada, nem sequer de aquecer o leite, é muito menos cansativo que amamentar a fórmula.
As fórmulas actuais são quase como o leite materno

Mentira. As fórmulas que existem no mercado actualmente são apenas semelhantes ao leite materno. As fórmulas não contêm anticorpos, células vivas, enzimas, nem hormonas. Contêm sim muito mais alumínio, magnésio, ferro e proteína que o leite materno. A proteína e a gordura da fórmula são muito distintas do leite materno. As fórmulas são feitas para fazer com que o bebé cresça bem, mas o leite materno é muito mais que isso.
Uma mulher que tenha feito uma cirurgia de aumento do peito não pode amamentar

Não é verdade. A maioria das mulheres amamenta da mesma forma. Não existem provas que um peito com silicone seja prejudicial ao bebé. No entanto quando esta operação é feita através da auréola, ocasionalmente existem algumas mulheres que sofrem problemas de fornecimento de leite.
Se os bebés mamarem muito significa que o leite não é suficiente

Porque o leite materno é de tão fácil digestão, os bebés geralmente têm fome mais cedo do que se forem amamentados com fórmula. É aconselhado que um recém-nascido mame de 3 em 3 horas.
Uma mulher que tenha feito uma redução mamária não pode amamentar

Não é verdade. A redução mamária de facto diminui a capacidade de uma mãe produzir tanto leite, mas como a maioria das mães produzem mais do que necessário, quando se reduz o peito, no geral, consegue-se perfeitamente produzir o leite materno suficiente para amamentar o bebé. No entanto, deve ser um caso seguido pelo médico para verificar se o leite produzido é o suficiente para o bebé.
Mulher com mamilos planos ou invertidos não pode amamentar

Mentira. Os bebés não se amamentam de mamilos, eles amamentam-se do leite que advém do peito. Embora possa ser mais fácil um bebé mamar num peito com um mamilo proeminente, não é estritamente necessário que o mamilo seja desta forma. Se o bebé não mamar bem no início, com a ajuda apropriada, ele mais tarde ou mais cedo começará a mamar. Os peitos também mudam nas primeiras semanas, e desde que a mãe tenha leite suficiente o bebé, mais tarde ou mais cedo começara a mamar.
Um bebé com diarreia não deve ser amamentado

Não é verdade. O melhor tratamento para uma gastroenterite do bebé é o leite materno. É muito pouco usual o bebé requerer fluidos sem ser o leite materno. Se o bebé for intolerante à lactose o médico poderá prescrever enzimas lácteas para ajudara a digerir melhor a lactose do leite materno. A lactose presente na fórmula não é melhor que a presente no leite materno.
Dar de mamar em público é algo de indecente

Mentira. Uma mulher que apenas está a tratar da saúde e da vida do seu bebé não deve ser encorajada a fazê-lo em casa ou escondida de ninguém. Quem se sentir ofendido pode sempre não olhar. Nenhuma criança ficará prejudicada por ver uma mãe a amamentar o seu bebé, elas poderão aprender que os peitos não só algo que serve para ser olhado, mas que também têm uma função realmente importante.

Admin
Admin

Mensagens : 105
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 34
Localização : Aveiro

https://omundoenosso.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos