O Mundo é nosso
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como ensinar um cão a sentar

Ir para baixo

Como ensinar um cão a sentar Empty Como ensinar um cão a sentar

Mensagem  Admin Dom Out 30, 2011 9:20 am

Ensinar o vosso cão a sentar-se será, provavelmente, um dos primeiros truques que vão tentar enquanto donos de um fiel amigo de quatro patas. Básico e extremamente importante numa enorme variedade de situações futuras, não é difícil ensinar um cão a sentar-se, mas requer alguma persistência e disponibilidade. Porém, o resultado final valerá todo o esforço!

Antes de começar a treinar o ato de sentar, é importante que não esteja na hora do cão comer ou ir à rua.
Escolham um local sossegado, sem distrações para o cão e onde não serão interrompidos.
Levem no bolso algumas pequenas guloseimas, especificamente concebidas para cães. Pegue numa dessas guloseimas, coloque-a em frente ao nariz do cão e depois movimente-a lentamente para cima, sobre a cabeça do cão. O cão irá seguir a guloseima com os olhos e com o nariz e tais movimentos irão, muito provavelmente, levá-lo a sentar-se. Se isso não acontecer, podem dar uma ajuda com as vossas mãos (de forma gentil), mostrando-o que deve sentar-se. Evitem usar comandos verbais, apenas gestos e movimentos.
Quando o cão estiver sentado, devem elogiá-lo efusivamente e, claro, recompensá-lo com a muito aguardada guloseima! Repitam todo o processo diversas vezes até o cão perceber o que deve fazer e conseguir fazê-lo com êxito.
Uma vez conseguido o ato de sentar, há que passar para a fase seguinte: relacionar o comando verbal “sentar” com esse ato.
Comecem por dizer “sentar” e repitam exatamente o mesmo processo descrito acima, sem esquecer o elogio e a recompensa. Repitam várias vezes e, quando acharem que o cão está pronto, digam simplesmente “sentar”, repetindo a palavra e recompensando o cão sempre que ele conseguir efetivamente sentar-se.
O passo seguinte é eliminar a guloseima e conseguir que o cão se sente na mesma, com recurso único e exclusivamente ao vosso comando verbal. Porém, a partir desta altura, e sempre que quiserem dar uma guloseima ao cão, devem sempre pedir que ele se sente primeiro.
Terão ainda de treinar em vários locais da casa e fora dela, para que o cão perceba que o comando “sentar” é válido em qualquer lugar. Um cão bem treinado é aquele que se senta mal ouça a palavra “sentar” por parte dos donos, quer esteja em casa, na rua, na presença de outras pessoas ou cães.
A primeira sessão de treino para ensinar um cão a sentar-se deve ser relativamente curta, mas devem repeti-la algumas horas depois e assim sucessivamente para garantir o sucesso.
Se, após várias tentativas, o cão não responder positivamente ao treino, parem e tentam novamente alguns dias depois. Mais cedo ou mais tarde, o vosso cão irá aprender!

Admin
Admin

Mensagens : 105
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 34
Localização : Aveiro

https://omundoenosso.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos